sexta-feira, 5 de março de 2010

O milagre japonês

  
   A participação do Japão na Segunda Guerra Mundial implicou pesados custos humanos e materiais. Como se sabe, as populações de Hiróxima e Nagasáqui foram dizimadas pela bomba atómica, sendo que o restante território japonês também sofreu danos materiais severos por causa da guerra. Perante estas condições, o Japão acabou por ficar sob a autoridade dos EUA. Para além da devastação causada pelo segundo conflito mundial, o Japão era um país pobre em solos aráveis e em recursos naturais, tendo que importar carvão, gás e petróleo para a indústria. Socialmente, o Japão vivia num regime hierarquizado, submetido ao imperador e à nobreza.
   Perante todos estes factores, o Japão vivia uma grave crise económica após a Segunda Guerra Mundial. Contudo, quase miraculosamente, o Japão recupera, conseguindo nos anos 70, o terceiro lugar de potência mundial, a seguir aos EUA e à URSS.
  Ora, este milagre deveu-se à ajuda americana, à estabilidade política, aoss investimentos privados e ao papel social das empresas.
   Enquanto ocuparam o Japão, os americanos ajudaram economicamente  este país, através do Plano Dodge, e ainda a nível social, já que os EUA aboliram a nobreza, fizeram aprovar a Constituição de 1945 e incentivaram o controlo da natalidade e o acesso ao ensino.
   Politicamente, o Japão tornou-se estável a partir da subida ao poder, em 1955, do Partido Liberal-Democrata.
   Para além disto, houve muita iniciativa privada na indústria, sobretudo na indústria pesada e de bens de consumo (numa primeira fase, de 1955 a 1961) e na indústria automóvel, siderurgia e produção de televisores (segunda fase, entre 1966-1971).
  Outro factor preponderante foi o incentivo do Estado, nos anos 60, na formação científica, que se traduziu num grande avanço tecnológico.
   Finalmente, o papel protector das empresas em relação aos seus empregados resultou num aumento da produtividade e em fracos índices de contestação social, apesar dos baixos salários.
   Todos estes factores contibuiram então para que em 1973, 80% do mercado das câmaras de filmar fosse de origem japonesa.

  

3 comentários:

  1. Muito obrigado pelas doutas palavras. Com o avolumar de visitas ao teu blog, sinto uma crescente confiança na tua escrita, que tem evoluído bastante. Estás num bom caminho, cara estudante de história, mas, e agora num tom mais aforístico, o caminho faz-se caminhando e há muitos acontecimentos de importância histórica por relatar. Os teus discípulos anseiam por mais. Até ao próximo passo passado!

    ResponderEliminar
  2. Νoow a laxatіve mmay not completely flush the lower intestine, but
    it will clean out еnough too make your stomach flattened and the weight
    wіll come off. And clearly, the extent of the metastasis and tthe amount of delay is important.
    There's no need to suffer from the discomfort and otther side effewcts caused by constipation аnd blօating.



    Look into mƴ ѕite - senna herbal laxative side effects

    ResponderEliminar
  3. Muito informativo,mas muito mal escrito

    ResponderEliminar