terça-feira, 9 de março de 2010

A ruptura chinesa com o bloco soviético

   Em 1949, Mao Tsé-Tung implantou um regime de carácter socialista em território chinês, fundando a República Popular da China. Este regime maoísta tinha características particulares, que ajustavam os valores marxistas-leninistas à realidade chinesa. Mao Tsé-Tung pretendia então implantar um socialismo baseado na acção dos camponeses e não do proletariado, como a doutrina marxista-leninista defendia.
   Para tal, Mao Tsé-Tung incrementou várias medidas que tinham em vista o desenvolvimento de um país agrário e não indústrial, isolado da realidade russa e do restante mundo. Em vez de aplicar medidas económicas na indústria pesada, como a URSS, Mao direccionou a sua acção para o sector agrícola, fazendo em 1985, uma reforma económica («o grande salto em frente»), que tinha como objectivo o fomento da agricultura e a integração dos camponeses em comunas populares lideradas pelo Partido Comunista chinês. Contudo, esta reforma não teve sucesso devido à escassa existência de meios técnicos e aos métodos de trabalho antiquados. Para além disto, Mao Tsé-Tung, em vez de servir Moscovo, tal como os restantes países dominados pela URSS, estabeleceu ele mesmo os fundamentos de um socialismo nacionalista na China, criticando a acção politica de coexistência pacífica de Kruchchev.
   Por todas estas divergências económicas e ideológicas, em 1960, China e URSS rompem as ligações que até então haviam esabelecido.
   Em 1964 deu-se a chamada "Revolução Cultural", que intensificou o culto a Mao e à sua ideologia particular do socialismo. A Revolução Cultural consistiu num movimento que pretendeu exterminar todas as manifestações culturais (literatura, arte, ensino) que fossem conra o maoísmo e que propagandeava esta doutrina como sendo a "verdade absoluta" e cujos princípios estavam expostos no "Livro Vermelho", que reunia citações de Mao. Esta Revolução Cultural originou bastante agitação social e excessos de mortes e humilhações de cidadãos considerados conra-revolucionários.
   Esta ruptura da URSS com a China permitiu a aproximação do bloco capitalista do território chinês, sendo que, em 1971, o presidente norte-americano, Nixon, visita este país. No seguimento desta visita, a China torna-se membro da ONU neste mesmo ano.

O "Livro Vermelho", com citações de Mao Tsé-Tung

1 comentário:

  1. Sumptuoso texto. Deveras importantíssimo para o exame, uma vez que, como é mais que sabido, a ruptura chinesa com o bloco sovético é um tema fetish que com certeza constará do enunciado do próximo exame. Bom trabalho!

    ResponderEliminar