sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Alemanha: o primeiro grande foco de tensão entre os dois blocos

   Esta tensão consistiu na discussão entre a URSS e as potencias capitalistas (EUA,Inglaterra e França) relativamente ao destino da Alemanha e de Berlim após a Segunda Guerra Mundial, dado que com a Conferência de Postdam ficou decidido que o território alemão seria ocupado quadripartidamente.
   Na tentativa de travar a influência soviética em terreno alemão, a França, o Reino Unido e os Estados Unidos reuniram, em 1948, as suas três zonas de ocupação, criando a República Federal Alemã (RFA). Em resposta, a URSS criou a RDA (República Democrática Alemã).
   Esta divisão da Alemanha deu origem ao bloqueio de Berlim, dado que esta cidade estava situada em plena RDA, encontrando-se também dividida em quatro partes territoriais (URSS, EUA, Inglaterra e França). Para combater a influência capitalista em Berlim, Estaline aproveitou a situação geográfica da cidade e impediu qualquer ligação entre a RFA e Berlim, dando-se o bloqueio continental. Porém, os EUA abasteceram a cidade por via aérea, rompendo o bloqueio, que foi levantado em 1949 através de um acordo entre URSS e EUA.´
   A Alemanha permaneceu então dividida entre RDA e RFA, «simbolizando a divisão política do mundo em dois blocos ideologicamente antagónicos», o bloco capitalista e o bloco socialista.


Sem comentários:

Enviar um comentário