quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Os organismos de difusão da ideologia fascista


Emblema do Partido Nacional Fascista Italiano

As organizações juvenis
   As Juventudes Fascistas, em Itália, e Hitlerianas, na Alemanha, formavam as consciências dos jovens, predispondo-as ao autoritarismo.

O partido único
   As filiações no Partido Fascista (Itália) e no Partido Nazi (Alemanha), traziam a esses cidadãos um estatuto superior, benefícios e um acesso mais facilitado a determinados cargos.

A Frente do Trabalho Nacional-Socialista e as corporações italianas
   Estes organismos tinham como objectivo evitar a contestação social, mantendo a classe trabalhadora sob vigilância do Estado.

Organizações recreativas e culturais
   Estas organizações (Itália - Dopolavoro - "depois do trabalho"; Alemanha - Kraft durch Freud - "arte pela alegria") integravam a doutrina fascista nos momentos de descanso.

Manifestações
   Através de paradas militares, discursos dos líderes, exposição de estandartes e uniformes o Fascismo/Nazismo aproveitava as concentrações de multidões.
  
Ministérios da Propaganda
   Os instrumentos que condicionavam a opinião publica eram minuciosamente estudados, pelo que os estados fascistas possuíam um ministério apenas para este fim. Deste modo, nos estados fascistas, os ministérios da propaganda tinham a missão de enaltecer o fascismo através de todos os meios de comunicação disponíveis (jornais, rádio, cinema, locais públicos) e de perseguir e punir todos os opositores.


Emblema Partido Nacional-Socialista (Nazi) Alemão


A título de curiosidade:

O discurso de Hitler aos jovens alemães:



Discurso de Hitler aos trabalhadores alemães:

Sem comentários:

Enviar um comentário